sexta-feira, 17 de julho de 2009

GALOOOO!!!!!

Essa é uma das semanas mais felizes para o torcedor atleticano: o Cruzeiro perde o título e o Galo ganha do São Paulo por 2 a 0. Isso sem falar na goleada do clássico, como lembrou muito bem um grande amigo meu. E não tô nem aí se era o time reserva... Não sou muito de piadinhas com o time adversário, mas você há de convir comigo que ver o seu time rivalzaço, e que ainda por cima se acha e tinha certeza da vitória, perder, dá uma alegriazinha, né? Mentira, vamos admitir: NÃO TEM PREÇO! De mais a mais, sofrer um pouquinho é bom pro torcedor cruzeirense, uma espécie de teste de resistência. Alegria de atleticano é rara e dura pouco, né? Tenho quase trinta anos e desde que eu era pequena sempre foi assim. Mas olhe que interessante: nunca pensei em torcer pra outro time. É lógico que tem dia que a gente não quer nem ouvir falar o nome "Atlético", mas basta saber que ele está jogando pra começar tudo de novo. É uma febre, uma paixão, um laço que jamais será dissolvido - quase uma filosofia de vida; uma religião.
.
Ser atleticano é isso - é sofrer quase sempre, é morrer na praia, ficar possesso, mal, mas não desistir. Talvez por isso mesmo a gente sinta uma felicidade tão imensa quando o Galo ganha, mesmo que seja na segunda divisão. A emoção de se misturar àquela torcida dá um nó na garganta, e o orgulho de vestir a camisa alvinegra lateja dentro da gente. Ontem estava voltando do trabalho e vi o Amarelinho da Prudente cheio de gente vendo o jogo. Acabei descendo e assistindo sozinha. Cantei o hino, falei palavrão, fiquei puta com os passes errados e idolatrei os artilheiros da partida. Essa alegria pode durar um dia, uma semana, mas é legítima. É só nossa.
.
Acho mesmo que os cruzeirenses têm que ter seu momento de tristeza - mas só um pouquinho, né, senão a torcida debanda... Rivalidades à parte, essa semana vou curtir muito - mesmo que seja só até domingo - e festejar esse bom momento do meu time do coração! Admiro o Arnaldo Jabor e me identifico com várias das suas crônicas, mas a que ele fez sobre o Atlético eu rasgo em pedacinhos e boto fogo em um por um. No dia em que você souber o que é ser atleticano, Arnaldo, vai entender a bossalidade do que você escreveu. Pode ser que esse dia nunca chegue, porque, afinal, um ser que soma tantos anos mergulhado na arrogância de ser brilhante não tem nem interesse em partilhar dessa sensação. Não é uma questão de ser campeão da segunda divisão, é a raça pra sair do buraco com um time quebrado e sem recursos, empurrado por uma torcida que acredita. Uma pena que você não saiba o que é isso, uma pena...
.
Vamo que vamo, atleticanos! Encham o peito e gritem bem alto: "GAAAALOOOO"!!!! Engrossar esse coro não é pra qualquer um... Parabéns ao nosso time!
PS: SAUDAÇÕES ALVINEGRAS! É UM ORGULHO SER ATLETICANA!

2 comentários: