quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Água dura em pedra mole

Hoje choveu em mim. Aconteceu enquanto eu pensava no aniversário da minha amiga no Balaio de Gato, enquanto eu lembrava de tirar uma cópia a mais do texto muito divertido que vou dar para os meus alunos amanhã - e nem sei se eles vão achar tão divertido assim... Começou a respingar no momento em que eu perguntava aos meus botões se aquele tênis que melhora a postura realmente funciona, bem na hora em que vi a Gwyneth Paltrow dar um banho de elegância toda de verde em um filme de mais de dez anos atrás. Choveu quando eu concluía que vou acabar casando mesmo, não tem jeito, de uma maneira tão interessante quanto óbvia. Começou a respingar na minha memória, e vieram à cabeça o meu cabelo, as minhas caras e bocas, as expectativas dos outros, as minhas. Senti uns pingos leves no braço direito, mais próximo da janela, justamente enquanto me vinha à mente a cena ocorrida uma hora antes - a apresentação de uma aluna sobre "O Diário de Anne Frank", o impacto da história, a indignação geral com as guerras, um bate-papo sobre conflitos de origem cultural que levou a uma auto-análise coletiva (sejamos positivos, há quem sofra muito mais) que levou a uma lembrança. Lembrei-me de um amigo que foi a Moçambique por alguns meses, a fim de realizar um trabalho de campo necessário para a conclusão de seu mestrado. Lembrei-me do quanto insisti para que ele ajudasse as pessoas de lá ao máximo, como praticamente exigi que ele encarnasse Ernesto Guevara e lutasse contra os males do mundo. Insisti e sabia que, mesmo que não pra ele, pra mim esse meio era apenas um fim para o (re) ingresso no belo e digno capitalismo. Ninguém tem culpa, é assim que as coisas funcionam. Você quer que seu filho seja feliz, não quer? Plim!... A chuva bateu primeiro no vidro, depois em mim. Estava fina ainda, mas me apressei em fechar a janela. Sentei-me, dei uma piscada longa e nervosa, ao mesmo tempo em que suspirava fundo. Disse pra mim mesma 'não sou reprimida', mesmo que ninguém tenha dito o contrário. Lá fora a chuva caiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário