quarta-feira, 20 de abril de 2011

A guardiã dos dentes de ferro

Hoje uma mocinha bem bonita de uns quatro anos chegou perto de mim, puxou minha saia e com aquele tamanho todo fez uma cara de pergunta e perguntou: o que é isso no seu dente? Respondi que era uma história longa - e secreta - e quis saber se ela gostaria de ouvir. Os olhos da mocinha fizeram cara de descoberta e ela balançou a cabeça. Sentamo-nos no sofá perto da secretaria e, com ar muito sério, comecei:
"
Lá no céu, bem no alto, se você olhar bem bem mesmo, vai ver um planetinha. Olha lá. Tá vendo? É claro que ela estava. Pois então, continuei, nesse planetinha mora um príncipe bem bonitinho, assim como você. Um dia ele recebeu a visita de um senhor muito sábio, que estava de passagem. O senhor confiou ao príncipe uma  descoberta importante: contou que carregava consigo o segredo para o sorriso mais bonito do mundo. O príncipe ficou meio confuso e pediu ao senhor que explicasse melhor. Sem dizer nada, o senhor abriu sua bolsa dourada e tirou uma caixinha lá de dentro. Essa caixinha era pequenina, do tamanho de uma boca fechada, feita de dentes de ferro. Os dentes de ferro são valiosíssimos, ele disse, uma relíquia preciosa como o sol. Só seres muitíssimo especiais são escolhidos para guardá-los. Proclamo Vossa Alteza o Guardião dos Dentes de Ferro. De agora em diante, o senhor será responsável por cuidar desse tesouro com cuidado, e quando chegar a hora certa, deverá devolvê-lo à Coroa dos Tesouros Reais. Não será uma tarefa fácil, mas acreditamos que o senhor esteja preparado para honrar com esse compromisso. Maravilhado, o pequeno príncipe acatou sua tarefa com dedicação. Cumpriu cada uma das recomendações, e um belo dia o senhor muito sábio, com a mão em seu ombro, disse a ele que era chegada a hora de retornar o valioso tesouro. Outras pessoas muitíssimo especiais esperavam pela sua vez de prestar serviços à Coroa. O príncipe ficou um pouco decepcionado, mas o senhor o lembrou da promessa: em troca do trabalho tão bem executado, ele teria o sorriso mais bonito do mundo. A sala era branca e havia uma cadeira muito bonita no centro, que mais parecia uma cama macia e fofa. Nosso amiguinho se deitou e num segundo já havia adormecido. Ao acordar, foi surpreendido por um espelho que deixava ainda maiores seus grandes olhos azuis. Ele achou graça e deu uma gargalhada bem gostosa. Mas qual! Havia algo de diferente. Passou a língua pelos dentes - estavam abraçados, felizes, cada um na sua casa. A promessa havia sido cumprida. Desde esse dia, o príncipe nunca parou de sorrir.
 "
A mocinha me olhou quase sem fôlego. Parou um pouco, coçou a cabeça. Mas e você?, ela disse preocupada. Bem, vou te contar mas promete que não conta, hein? Ela beijou os fura-bolos em cruz. Prometo! Agora sou a guardiã dos dentes de ferro, sussurrei no seu ouvido. Ela colocou a mão na boca e arregalou os olhos cheios de espanto. Deixa eu ver de novo, ela disse. Abri a boca e mostrei a ela todos os dentes. Ela não podia acreditar no que via. Nossa... o que você vai fazer quando eles levarem os dentes de ferro? Você vai devolver? Ué, promessa é promessa, né? Ela concordou em silêncio e pegou minha mão. Você acha que algum dia eu vou ser escolhida para ser guardiã dos dentes de ferro? Olhei para seus lindos dentinhos, separados na frente como os do Pateta. Bem, não posso te contar, mas enquanto isso não acontece, vou te dar um presente. Abri a bolsa e entreguei àquelas mãos ávidas e pequenas uma enorme barra de Torrone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário