terça-feira, 25 de agosto de 2009

Filosofia unitária

*
"Penso, logo existo"
*
Será morrer a única maneira de não existir? O que dizer das grandes personalidades, cuja existência vai além dos túmulos e lateja a cada lembrança? E os discípulos de Eleanor Rigby, que pensam não existirem sequer para si próprios? Durante a meditação, com a cabeça limpa de pensamentos, deixamos de existir? Quando sou levada pelos pensamentos, deixo de existir um pouco. Sonho acordada, crio simulações, minha verdade vira fantasia. Fantasia vicia. Não sou eu quem está lá. Pensar e não existir é medíocre. Pensar pode atrapalhar a existência. Existir deturpa o pensamento. Acho que o negócio é viver de luz.
*
"Ser ou não ser, eis a questão"
*
Gostaria muito de não ser idiota, cobaia, explorada, enganada, roubada, desesperada, calma, hipócrita, vil, egoísta, insatisfeita, grosseira, estranha. O problema é que a gente tem que ser todas essas coisas para, eventualmente, nos tornarmos outras (talvez) mais interessantes - ou no mínimo mudar de perspectiva e manter o barco na água. Acho que a questão é quando ser ou não ser. Se pudéssemos obter essa resposta, seria maquiavélica a ponto de acreditar que os fins realmente justificam os meios.
*
"A palavra morre no momento em que é dita"
*
Como eu amo as palavras! Suas formas, suas cores, seus presságios... Nunca faria mal a palavra alguma, seria incapaz... Poderia divagar sobre assassinos de palavras: um príncipe que foi preso ao ser pego cantando no jardim; um poeta de rua que recitou seu verso mais bonito e caiu no choro, cheio de culpa; uma mocinha doce que disse tudo de mais feio que se possa imaginar com um enorme sorriso no rosto, pensando em enterrar toda aquela sujeira. Ainda bem que esse verso tem um companheiro: "Eu digo que ela só começa a viver nesse dia". Eu também. Sendo assim, pensar pra falar deixa de ser caretice, vira cuidado. Pense, fale, exista! Mas por favor não se iluda: palavras são tão efêmeras quanto flores de plástico - podem ficar velhas ou fora de moda, podem ter muitos filhos como o latim, mas não morrem jamais... Recicle!

Um comentário:

  1. Posso comentar, a questão Ser Ou Não Ser?
    Acho que, em você rola mais a coisa do Ser E Não Ser. ahahahaha
    Bjs.

    Robson Ebaid

    ResponderExcluir