terça-feira, 3 de março de 2009

Capítulo 10 - O tempo, o trânsito...???!!!

Gente,

Antes de começar mais um relato de aventuras, gostaria de saber que putaria é essa que está acontecendo na minha cidade linda e querida, da qual tenho muito orgulho, mesmo que as pessoas aqui nem saibam pronunciar o nome. Que história é essa de "gente cuidando de gente", como é que tantos dos meus conterrâneos compraram esse peixe podre que tá cheirando aqui do outro lado??? Nem conheço o outro, mas pelamordideus, gente, esse tá pior que o nosso amigo collorido - façam-me o favor de enxotar essa figura pitoresca rapidamente - tô com vergonha por ele, já que pelo visto ele não tem nenhuma. Como meu jargão do momento é "volta pro mar, oferenda!", mandem ele de volta pra Ipatinga, pra brincar de Banco Imobiliário com papai.

Também acompanhei pelo youtube a atrocidade do momento, o sequestro da menina que acabou em morte, mais uma evidência do despreparo misturado à falta de noção de nossa polícia e autoridades. Mas esse massacre da mídia, dilacerando o coração dos familiares e amigos, sugando cada gota de desgosto e desespero, só vai durar até a próxima calamidade, não é mesmo? A Suzana que matou os pais, o cara que matou a avó, o João Hélio, a Isabela, o maníaco do parque, Fernandinho Boa-Vida-Beira-Mar, as mulheres desaparecidas na UFMG, um vai dando lugar ao outro e a Rede Globo, seguida das suas pequenas amiguinhas, se esbalda com a dor alheia, porque já que dói em mim só de ficar sabendo, imaginem a dor das famílias, tanto do assassinado quanto do assassino, a vergonha, o desespero, a raiva, o desejo de vingança. É uma pena que se torne normal viver em guerra.

Aqui do outro lado as novidades são muitas, todos os dias. Eu vim pra cá com dois pares de tênis, duas jaquetas, uns jeans e achei que era isso mesmo. O problema foi que no verão minhas jaquetas já apresentavam algumas falhas no quesito me manter quentinha. Deixa estar, pensei, se bobear esse tempinho vai perdurar até dezembro, quando, de acordo com os seres locais, faz frio pra canário nenhum botar defeito. Pensem comigo: estamos em outubro, certo? OUTUBRO!!! Não se assustem quando eu contar pra vocês que NEVOU AQUI ONTEM!!! EU VI!!! ATÉ TIREI FOTO!!! Sinceramente, foi a coisa mais surreal que já me ocorreu - e vocês sabem que são tantas que não estão no gibi... Sem palavras. Começou a chover granizo, e já foi impressionante, porque aconteceu de uma hora pra outra e foi muito forte - o jardim da minha casa ficou cheio de pedrinhas, e o teto da cozinha, que é transparente, ficou todo coberto. Como se não bastasse, poucas horas depois, a Renata, com quem eu moro, me chamou pra ver a NEVE! Que isso, gente, eu aqui no meio de outubro, me esforçando pra sobreviver, não reclamando muito do frio pra ninguém achar que eu vim da roça ou que estou reclamando à toa, já que no dia em que comentei de leve com um polonês que o ventinho tava bem friinho, ele me lançou um "na Polônia a temperatura média num período relativamente frio é menos vinte". Quase que eu falei "pois é, meu filho, é por isso que eu nasci no Brasil e vc na geladeira, né?". Então agora acho que vocês vão conseguir imaginar a situação aqui. Ou como diria meu ilustríssimo amigo Fabricets Paragoncélis, situaçãaaaaaaaaaaaao! O mais frio que eu já tinha experimentado foi o frio do Retiro antes de ficar bêbada e sem roupas apropriadas... Só me tranquilizei um pouco ao ver que TODO MUNDO aqui tá empacotado também. É mais ou menos assim: nós, seres europeus, estamos acostumados ao frio e a sentir frio e a evitar o frio também. Que graça tem isso afinal?

Agora preciso contar pra vocês minhas primeiras impressões do trânsito aqui. Começo dizendo que não é um lugar onde um membro da BHTrans gostaria de passar as férias. O trânsito aqui é chocante! E quando digo isso, não pensem que é só porque a mão de toda a cidade é contrária e que por isso tem escrito no chão LOOK LEFT ou LOOK RIGHT ou LOOK BOTH WAYS. Já tinha contado pra vocês que quase fui atropelada várias vezes nas primeiras semanas. Não, gente, simplesmente eu descobri algumas coisas surpreendentes que mudaram minha vida. Pra começar, se você estiver dirigindo em um lado de uma via de mão dupla e vir uma vaga do outro lado, vc simplesmente diz: OBA! e estaciona lá. Simples assim, na contra-mão total. Acho que até contei que quando eu fazia isso em BH o Bruno ficava frenético, né? Aqui pode, lindo! As chamadas baianadas são a lei do trânsito local, e não existe nem buzina pra quem faz aqueles famosos balões no meio de vias congestionadas - na verdade a galera até tenta se espremer pra dar um espaço pro pobre coitado que só quer ir pra lá, uai, o que é que tem? Acho que a grande maioria das ruas é muito estreita, e os ônibus passam chutando a barraca e o pau, a velhinha e o chapado, e as bicicletas passam junto com os ônibus, e as motos passam as bicicletas, e os tx passam frenéticos, ah, esqueci de dizer - todos esses veículos trafegam pela mesma via, chamada BUS LANE, principalmente quando o trânsito tá bravo, ou seja, sempre. Todo mundo dirige frenético e você é só um tomatinho com uma placa escrito "por favor me exploda". As pessoas usam o meio-fio pra estacionar, sem exceção, pra vocês não ficarem pensando que isso só se aplica às donas de casa e aos maiores de 60 anos. A grande maioria da população ainda não foi apresentada ao termo "baliza". Como boa observadora que sou, tive um insight: ENTÃO É POR ISSO QUE TODO MEIO-FIO AQUI É PEQUENO! A galera tem preguiça até de estacionar o carro! Mas também com esse frio aliado à gorda ajuda do governo, não dá pra culpá-los, né mes? Como se não bastasse, estou eu voltando pra casa, passando pela mesma rua por onde passo todos os dias, quando vejo um carro estacionado com a metade no passeio. Pensei com meus botões, natural... olhei o de trás: do mesmo jeito. Olhei pra frente e vi que todos os carros estavam com a metade em cima do passeio, que já é minúsculo. Aí é que vem o melhor: olhei pro chão e vi que os pontilhados marcando a área de estacionamento só delimitavam o espaço pra MEIO carro, obrigando os motoristas a estacionarem no passeio. Em outras palavras, se a metade do carro não ficar no passeio, você pode ser multado porque estará ultrapassando a área de estacionamento, criada pelo órgão local de trânsito, ao perceber que a via estava muito estreita para o fluxo! Vou ver se mando uma foto só pra vocês verem que é verdade, porque falando ninguém acredita...

E falando em multa, acreditam que eu fui multada aqui??? Quando eu digo pra vocês que acontecem coisas surreais comigo, podem crer, galera! Ah, mas isso é história pra outra história.

Espero que se divirtam - e hasta lo próximo episódio!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário