segunda-feira, 15 de agosto de 2022

IPÊ AMARELO

Como ela é linda...

Sempre foi – passou pela vida sem saber.

Deixa eu te contar uma história. Era uma vez uma senhora que implicou com um ipê amarelo no meio de um jardim porque ele só floria uma vez ao ano. Senti uma pena estranha do que chamei secretamente de amargura – peso do que não se aceita. Pois se eu olhava praquele tronco esbelto cheio de braços a chamar o futuro e só me vinha cheiro de novidade e esperança... Por meses era guardador de orvalho, sereno, calor, vento e alimento para os passarinhos; aninhava flores outras pelo corpo esguio, gentil cavalheiro. Encantava-me o privilégio de quem tinha um ipê amarelo particular, a desabotoar seus grãos de sol pela grama afora, espalhando carpe diems pela casa – vontades de vestir-me daquelas flores e tecer com elas horas curtas e lindas como cada um daqueles dias de cor e festa. A espera era preciosa; faria-me apreciar o charme outonal daquele campo sem flor, saborear a demora. E de repente era um; depois dois; e num devagar constante iam pipocando amarelices pelos troncos delicados, sempre apontados para o céu. Nunca pensei viver de perto uma coisa tão bonita. Era uma vez um ipê amarelo que virou um toco porque floria pouco, canto vazio bem no meio.

É assim a vida, pai. Como o ipê amarelo, a gente demora a florescer, teima até entender que toda vez que olha pra trás tem algum beijo, algum sorriso. A espera é preciosa; nos faz apreciar o charme outonal do nosso campo sem flor, saborear a demora. E de repente é um despertar; um perdão; um pedido de desculpas; um eu te amo que faz chorar. Tinha também um bougainville que tapeteava a entrada com suas flores cor-de-rosa. Não tem mais; foi embora. Ah, mas isso é história pra outra história. Essa foi só pra te contar que a vida é curta de tão longa, e que agora é hora de florir nossas infâncias no bolso da sua calça, nosso amor, sua família, que o resto é pacotinho de memórias adubando a próxima esquina. Amo você, ipê amarelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário