sábado, 15 de outubro de 2011

Dia 15

No dia de hoje, surgem os mais diversos sentimentos. Ensinar? Por quê? O que a quem? De que maneira? Da minha, da sua ou da nossa? Em meio a esforços de inclusão social e valorização das diferenças, buscamos um terceiro lugar, nem meu nem seu, um momento em que minhas ideias saem do corpo, fundem-se às suas e pairam no ar, bem diferentes do que eram antes. Primamos pela transformação, mas até que ponto estamos dispostos a persegui-la e incorporá-la ao nosso feijão com arroz? Os professores de hoje mais parecem sobreviventes de um naufrágio, nadando em direção a qualquer porto seguro; nadam contra o cansaço, desvencilhando-se dos olhares de desinteresse, da marginalização da classe, da resistência dos familiares em aceitar tal futuro para um ente querido, da preocupação da sociedade com sua sobrevivência. O professor hoje sente medo, mesmo que o medo não caiba nas vinte e quatro horas que ele destina a ser um bom marido, pai, profissional e cidadão. Gostaria de prever um futuro melhor para meus companheiros, um futuro que se espelhe no presente que vivencio - dignidade, apoio, condições de trabalho, valorização do profissional e, acima de tudo, tratamento do aluno enquanto aluno e não enquanto cliente, que paga para exercitar pequenas maldades diárias como direito adquirido. Em meu antigo trabalho, cheguei a ouvir a frase "o professor está errado até que se prove o contrário". Enquanto houver no mundo gente pensando assim, certamente haverá algo errado com os nossos rumos - isso é o que eu chamo de falta de educação. Rimo-nos do pão e circo de outrora sem nos darmos conta de que educar ainda é uma tarefa árdua e que requer muita persistência. Aos loucos, idealistas de plantão, a todos aqueles que têm dado a vida por um ensino de qualidade, a fim de contribuir para uma sociedade mais consciente, esperançosa e com mais histórias pra contar... a vocês parabéns e meu muito obrigada.

3 comentários:

  1. acho que eu devia ter lido isso ontem e não hoje. ler certas verdades num domingo faz mal à saúde mental. ou não.
    rafilds

    ResponderExcluir
  2. Significa que seu sábado foi bom e que sua segunda pode ser um reflexo de suas convicções. Força! O mundo não vai acabar só porque dizem isso na televisão... Parabéns pelo seu dia, meu amigo querido. Ti penso sempre!

    ResponderExcluir
  3. Toda homenagem à mais bela das profissões é sempre pouca. Parabéns teacher! ;)

    ResponderExcluir