quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Capítulo 9: Nossa casa, nossa vida - nosso metrô de cada dia!

Gente!

Estamos de volta com nossa programação cultural Londres-BH. Hoje vou contar pra vocês sobre o transporte na cidade sensacional - maravilhosa não pode, né? Como já tinha contado, o Oyster nasceu primeiro que vc, primeiro que sua viagem, primeiro que tudo. Com isso, quero dizer: COMPREM UM OYSTER ASSIM QUE CHEGAREM AQUI! O transporte em Londres é muito caro - principalmente se imaginarmos que a libra agora vale 4 reais! Eu disse 4 reais, galera! E essa de não pensar em real não dá certo, não, já concluí. Depois de 2 meses, quando você vê seu dinheirinho secando porque um lanche no Mc Donalds custa 24 pila, a ficha cai... a gente se deslumbra totalmente: que isso, só duas libras? Não, 8 royales, meu chapa, think it over... Com isso, a melhor coisa a se fazer é segurar a grana até que você seja capaz de perceber que rapadura é doce, mas não é mole, não! O Oyster é a opção de transporte mais barata, e o canal é fazer o top-up (como eles chamam colocar crédito, que nem a gente faz no celular) semanal, que dá direito a usar o metrô - ou underground, se vc falar subway eles respondem underground - e o overground, ou trem em cima da terra - que a galera de BH insiste em chamar de metrô porque trem é uma coisa diferente pros mineiros, hehehe - dentro das suas zonas de preferência, e ainda ônibus por toda a cidade, ilimitadamente. Se vcs pegarem o mapa de Londres, vão ver que a cidade é dividida em zonas, do meio (zona 1) pros lados, e quanto maior o número da sua zona, mais você vai ter que pagar pelo metrô. Se você não tiver que andar muito de metrô, faça o top-up pay as you go, é o que todos dizem. NÃO ACREDITE, você sempre vai andar de metrô, de ônibus e de overground, porque a cidade é imensa e andar de bicicleta aqui é mais perigoso que ser homem-bomba. E falando nisso, todo dia a mulherzinha que dá os avisos (impressionante, como eles conseguem colocar a mesma voz dando todos os recados? Igualzinho aos exames de Cambridge; quero só ver quando aquele cara morrer!), tipo "mind the gap between the train and the platform", pede pra todos manterem seus pertences consigo a todo momento, e para reportar imediatamente a eles caso seja encontrada qualquer sacola sem dono na estação. Queeee isssoooo! Outro dia eu tava na estação - quentaço, gente, sufocante e claustrofóbico, sáunico - quando, de repente, rolou uma movimentação intensa de vários seres com roupa laranja fluorescente em direção a um cantinho lá dentro, ao lado de quem estava esperando o metrô. Mas quando eu digo várias, quero dizer umas 20, mais ou menos. Todo mundo ficou meio apreensivo, sem saber o que estava havendo, e no fim era uma sacola de lanchonete com uns leftovers, pra decepção do esquadrão anti-bombas.

É uma doideira pensar que tem homens-bomba querendo atacar o metrô, mas mais doideira ainda é viver sem ele. O ônibus aqui é até legal, e relativamente pontual. Em quase todos os pontos de ônibus existe uma lista de bairros em ordem alfabética com um mapa pra você saber onde pegar o seu ônibus. Demais, fala a verdade... Isso me emocionou. Também existe a rota de todos os ônibus que passam no ponto com horário. Sabe aquelas informações que a gente tem que ler correndo de fora do ônibus enquanto ele tá parado, falando por onde ele passa, e que nunca dá tempo de ler e a gente acaba perguntando pro motorista ou pegando o errado? Pois é, isso mesmo. A maioria esmagadora da população pega ônibus noturno, os famosos night buses - são sempre N e o número - porque o metrô passa pela última vez à meia-noite aproximadamente. Aqui as coisas funcionam totalmente, as leis são severamente cumpridas e as pessoas no geral respeitam o que tem que ser respeitado, apesar de o problema de dirigir drogado/alcoolizado ser bem frequente aqui, segundo os jornais do metrô. Só mais recentemente é que as coisas têm complicado, porque como Londres está sendo recalchutada para as olimpíadas de 2012, o metrô está sendo re-alguma coisa (reformado, regaribado, reestruturado, sei lá) e várias estações têm parado de funcionar de repente ou não têm funcionado com uma certa frequência. Outro problema é a quantidade de pessoas que se jogam na frente do trem. Muitas vezes o trem para e atrasa muito - nessa hora todo mundo já sabe que alguém se jogou. Agora só pra vocês terem uma idéia de como os ingleses são emotivos e se consternam com o fato: num desses dias, ouvi o cara do meu lado falando pro amigo "Que droga, será que não dava pra essa pessoa suicidar outro dia, não? Logo hoje que tenho uma reunião..."

E ainda tem essa: todo dia, a todo momento, tem um representante de cada jornal entregando de graça edições diárias na porta da estação. Já aprendi muitas palavras lendo esses jornais, é ótimo. Ao mesmo tempo, é mais uma forma de as pessoas não se olharem, não se falarem e se ignorarem completamente. Significa dizer que aquelas conversinhas do tipo "esfriou hoje, né?" ou "quantos meses tem seu bebê?" estão 128% por fora. Aliás, nunca vi tanto bebê na minha vida, e se você olhar pra qualquer neném ou criança na rua, a mãe te fuzila com os olhos e já vai mudando de passeio - muita gente aqui é mega paranóica. E como só batendo a cara na porta pra saber que ela não estava aberta, lá vai a sujeita de BH no metrô achando que tava em BH. O metrô lotado até a tampa - mais que o 5102 indo pra UFMG às 18.30 - e uma mulher entra carregando mil sacolas, mal se segurando em pé. A impressão que eu tive foi que ela só não ia cair porque não tinha pra onde. Muito prestativa, a pessoa de Belo Horizonte, Minas Gerais, que estava confortavelmente sentada, ofereceu-se para carregar as sacolas. Gente, a mulher me olhou com a cara mais estranha que ela poderia ter feito - se esforçou mesmo a coitada - e percebi visivelmente que ela ficou completamente chocada, tão chocada que nem conseguiu me responder... Então mais uma dica - no metrô quem conversar com você é maluco, não dê ouvidos. E se alguém mandar um "bom dia" ou der uma pescoçada no seu jornal, rebata com um "fuck off", vocabulário oficial do underground. Aí sim vc vai dizer pra si mesmo: agora eu faço parte dessa parada aqui!!!

Bjos e até a próxima!

Um comentário: